SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

Síndrome do Túnel do Carpo é sempre cirúrgico?

Nem sempre quem tem a Síndrome do Túnel do Carpo precisa de cirurgia. A patologia, que resulta da compressão do nervo mediano (localizado próximo do meio da palma da mão) no interior do “túnel” que fica na região do punho, pode ser inicialmente tratada de forma conservadora. Muitos pacientes respondem bem a esse tratamento, obtendo bons resultados.

 

O tratamento consiste em repouso das mãos, imobilização com o uso de talas especialmente indicadas pelo médico especialista, uso de medicamentos específicos, como antiinflamatórios, realização de fisioterapia direcionada para alongar e fortalecer todos os músculos relacionados ao punho, cotovelo e ombro e tratamento das doenças associadas à síndrome.

 

Em alguns casos, pode ser recomendada infiltração (injeção) com corticoide na região do punho, para aliviar a inflamação.

 

A cirurgia de descompressão do túnel do carpo geralmente é recomendada nos casos em que o tratamento conservador apresenta pouca ou nenhuma melhora e nos casos em que há uma grande compressão do nervo mediano.

 

Casos de invalidez por causa da Síndrome do Túnel do Carpo são a minoria e acontecem, principalmente, pelo fato das pessoas demorarem a procurar ajuda.

 

Se você apresenta sintomas de dor ou sensação de choque e formigamentos nas mãos, procure um médico ortopedista especialista em mãos. Ele fará o diagnóstico e dará as orientações corretas para o seu tratamento.

Agende uma consulta com Dr. Gustavo Bersani, ortopedista especialista em mãos e punhos.

Consulta Particular (Reembolso)

__

Dr. Gustavo Bersani

Médico Ortopedista e Cirurgião

Especialista em Mãos e Punhos e Microcirurgia Reconstrutiva

CRM 127.302

Formado em Ortopedia pela Santa Casa de São Paulo, fez estágios no exterior (Universidade de Lisboa, Portugal / University Of Illinois at Chicago, EUA) e se especializou em Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva na USP.

Mestre em Ortopedia pela Universidade de São Paulo.

Médico Assistente do Grupo de Mão e Microcirugia do HC/FMUSP.

Médico do Corpo Clínico de Cirurgia da Mão no Hospital Sírio Libanês.