top of page

CISTO SINOVIAL

Cistos sinoviais são nódulos muito comuns na mão e punho.

​

São caracterizados por um inchaço perceptível sob a pele, que ocorrem próximos às articulações ou tendões. Os cistos podem mudar de tamanho e podem ou não ser dolorosos. Esses cistos não são cancerígenos e não se espalharão para outras áreas.


O médico especialista pode solicitar exame de raio-x para investigar problemas nas articulações adjacentes. Cistos na articulação final do dedo frequentemente tem um esporão ósseo associado. O ultrassom também pode ser útil para estudar a origem, natureza, contornos do cisto e estruturas adjacentes.


O tratamento pode ser não cirúrgico. Em muitos casos, esses cistos podem ser simplesmente acompanhados pelo médico, especialmente se forem indolores e não prejudicarem a mobilidade. Se o cisto se tornar doloroso ou limitar as atividades cotidianas, pode ser feito uso de medicamentos anti-inflamatórios para diminuir a dor
associada às atividades. Uma aspiração pode ser realizada para remover o fluido do cisto e descomprimi-lo. A aspiração é um procedimento muito simples, mas a recorrência do cisto é muito comum (>60% de recorrência).

 
Se as opções não cirúrgicas não fornecerem alívio ou se o cisto recorrer, alternativas cirúrgicas podem ser consideradas. A cirurgia envolve a remoção do cisto, juntamente com uma parte da cápsula articular ou bainha do tendão.

​

Agende uma consulta com Dr. Gustavo Bersani, ortopedista especialista em mãos e punhos.

Consulta Particular (Reembolso)

​

__

Dr. Gustavo Bersani

Médico Ortopedista e Cirurgião

Especialista em Mãos e Punhos e Microcirurgia Reconstrutiva

CRM 127.302

​

Formado em Ortopedia pela Santa Casa de São Paulo, fez estágios no exterior (Universidade de Lisboa, Portugal / University Of Illinois at Chicago, EUA) e se especializou em Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva na USP.

Mestre em Ortopedia pela Universidade de São Paulo.

Médico Assistente do Grupo de Mão e Microcirugia do HC/FMUSP.

Médico do Corpo Clínico de Cirurgia da Mão no Hospital Sírio Libanês.

​

​

​

bottom of page