DEDO EM GATILHO

Dedo em gatilho é também chamado de tenossinovite estenosante.

O dedo em gatilho (chamado de tenossinovite estenosante) está relacionado à inflamação e espessamento da bainha do tendão que permite que os dedos se dobrem. O tendão também pode ficar inflamado e desenvolver um pequeno nódulo em sua superfície.


É um problema que causa dor, rigidez e sensação de travamento quando você dobra e estica o dedo. Às vezes, o paciente precisa usar a outra mão para endireitar o dedo. Em um caso grave de dedo em gatilho, o dedo trava e fica preso em uma posição curvada. Rigidez e travamento tendem a piorar após períodos de inatividade, como quando o paciente acorda de manhã. 

 

O dedo anelar e o polegar são mais frequentemente afetados pelo problema, mas também podem ocorrer nos outros dedos. Quando o polegar está envolvido, a condição é chamada de "polegar em gatilho".
 

O dedo em gatilho é mais comum em pessoas com certas condições médicas, como diabetes e artrite reumatoide. Também pode seguir após um período de uso prolongado das mãos (como carregar sacolas pesadas de supermercado com os dedos).


O médico especialista poderá diagnosticar o dedo em gatilho falando com você sobre seus sintomas e examinando sua mão. Normalmente, raios-x ou outros testes não são necessários.


O tratamento inicial para um dedo em gatilho é geralmente não cirúrgico. Envolve descansar a mão e evitar determinadas atividades, usar uma tala à noite para manter o dedo afetado em uma posição reta, fazer exercícios de alongamento para ajudar a diminuir a rigidez e melhorar a amplitude de movimento no dedo envolvido. Também podem ser indicados medicamentos anti-inflamatórios e injeções de esteroides. 


Se o quadro não melhorar com o tratamento não cirúrgico, a cirurgia pode ser considerada. A decisão pela cirurgia é baseada em quanta dor ou perda de função o paciente tem. Se, no entanto, seu dedo ou polegar estiver preso em uma posição fletida ou flexionada, o médico poderá recomendar uma cirurgia para evitar a rigidez permanente.

Agende uma consulta com Dr. Gustavo Bersani, ortopedista especialista em mãos e punhos.

Consulta Particular (Reembolso)

__

Dr. Gustavo Bersani

Médico Ortopedista e Cirurgião

Especialista em Mãos e Punhos e Microcirurgia Reconstrutiva

CRM 127.302

Formado em Ortopedia pela Santa Casa de São Paulo, fez estágios no exterior (Universidade de Lisboa, Portugal / University Of Illinois at Chicago, EUA) e se especializou em Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva na USP.

Mestre em Ortopedia pela Universidade de São Paulo.

Médico Assistente do Grupo de Mão e Microcirugia do HC/FMUSP.

Médico do Corpo Clínico de Cirurgia da Mão no Hospital Sírio Libanês.

CONSULTA PARTICULAR:

ZAMBONI, BERSANI & IJICHI

Especialistas Médicos

Auxiliamos na solicitação de reembolso junto aos convênios

Atendimento de 2ª a 6ª das 8h às 20h

11 3213-8620  

11 3213-8640  

11 94523-3545

PARA CHEGAR:

 

Edifício Praça Pamplona

Rua Pamplona 145

Conj. 807 I São Paulo-SP

ver mapa

Fique atento à entrada do estacionamento!

É antes da entrada de pedestres.

Entrada também pela Rua Sílvia, 210

CONTATO POR EMAIL:

Boas relações nos fortalecem

Resp. Técn. Dr. Caio Zamboni  CRM 105.452

2018 Desenvolvido por Consutti

FALE CONOSCO