LESÃO DO MANGUITO ROTADOR

A lesão e ruptura do manguito rotador é uma causa comum de dor e incapacidade entre os adultos. 


O manguito rotador é um grupo de quatro músculos que se juntam com tendões para formar uma cobertura ao redor da cabeça do úmero. O manguito rotador liga o úmero ao ombro e ajuda a levantar e girar o braço.

Se o manguito rotador estiver lesionado, isso enfraquecerá seu ombro e pode causar muita dor. Isso significa que muitas atividades diárias, como pentear o cabelo ou se vestir, podem se tornar dolorosas e difíceis de fazer.


Causas


Existem duas causas principais de lesão ou ruptura do manguito rotador: lesão traumática e degeneração.


Se você cair sobre o braço ou levantar algo muito pesado com um movimento brusco, pode lesionar o manguito rotador. A lesão também pode estar associada a um ombro deslocado.


Contudo, a maioria das lesões do manguito rotador é resultante de um desgaste do tendão que ocorre lentamente ao longo do tempo. Essa degeneração ocorre naturalmente à medida que envelhecemos, mas alguns fatores contribuem para acelerar a degeneração, como:

 

  • Estresse repetitivo: repetir os mesmos movimentos do ombro várias vezes, como em esportes como natação, beisebol, tênis, remo e levantamento de peso. Trabalhos e tarefas de rotina também podem causar problemas por uso excessivo.

  • Falta de suprimento de sangue: à medida que envelhecemos, o suprimento de sangue nos tendões do manguito rotador diminui. Sem um bom suprimento de sangue, a capacidade natural do corpo de reparar os danos do tendão é prejudicada. Isso pode levar a uma ruptura do tendão.

  • Esporões ósseos: à medida que envelhecemos, esporões ósseos (supercrescimento ósseo) podem se desenvolver na parte inferior do osso chamado acrômio. Quando levantamos nossos braços, o esporão se choca no tendão do manguito rotador. Essa condição é chamada de impacto do ombro e, com o tempo, enfraquecerá o tendão e tornará mais provável que ele sofra uma lesão.

Tratamento


Se você tiver uma lesão do manguito rotador e continuar a usá-lo apesar do aumento da dor, poderá causar mais danos. Dor crônica no ombro e no braço são boas razões para consultar um médico especialista. O tratamento precoce pode impedir que os sintomas piorem. Ele também irá levá-lo de volta à sua rotina normal muito mais rápido.


O objetivo de qualquer tratamento é reduzir a dor e restaurar a função. Existem várias opções de tratamento para a lesão do manguito rotador, e a melhor opção é diferente para cada pessoa. Ao planejar seu tratamento, seu médico irá considerar sua idade, nível de atividade, estado geral de saúde e o tipo de lesão que você tem.

Em cerca de 80% dos pacientes, o tratamento não cirúrgico alivia a dor e melhora a função do ombro. O tratamento não cirúrgico inclui descanso e limitação de atividades gerais, imobilização, medicação, exercícios de fortalecimento e fisioterapia.


Se sua dor não melhorar com métodos não cirúrgicos, a cirurgia pode ser uma opção. A dor continuada é a principal indicação para a cirurgia. Se você é muito ativo e usa seus braços para trabalho ou esportes, seu médico também pode sugerir cirurgia.


A cirurgia para reparar um manguito rotador lesionado na maioria das vezes envolve o reparo do tendão à cabeça do úmero (parte superior do osso do braço). Existem algumas opções para reparar as rupturas do manguito rotador. Seu cirurgião ortopédico irá discutir com você o melhor procedimento para atender às
suas necessidades individuais no seu caso.

Agende uma consulta com Dr. Caio Zamboni, ortopedista especialista em ombro e cotovelo.

Consulta Particular (Reembolso)

__

Prof. Dr. Caio Zamboni

Médico Ortopedista e Cirurgião

Especialista em Ombro e Cotovelo

CRM 105.452

Graduado em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 2001

Mestrado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 2014

Doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Professor Instrutor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Coordenador do Programa de Residencia Medica do Departamento de Ortopedia da Santa Casa de São Paulo

Faculty Nacional do Grupo AO Trauma Brasil desde 2015

Chefe de plantão e Assistente do Grupo de Cirurgia do Trauma Ortopédico da Santa Casa de SP desde 2009

Examinador da prova de Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) desde 2010

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia 

Membro da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo

Membro do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT (Osteoporose)

CONSULTA PARTICULAR:

ZAMBONI, BERSANI & IJICHI

Especialistas Médicos

Auxiliamos na solicitação de reembolso junto aos convênios

Atendimento de 2ª a 6ª das 8h às 20h

11 3213-8620  

11 3213-8640  

11 94523-3545

PARA CHEGAR:

 

Edifício Praça Pamplona

Rua Pamplona 145

Conj. 807 I São Paulo-SP

ver mapa

Fique atento à entrada do estacionamento!

É antes da entrada de pedestres.

Entrada também pela Rua Sílvia, 210

Entrada de pedestre.jpg
Estacionamento.jpg

CONTATO POR EMAIL:

Boas relações nos fortalecem

Resp. Técn. Dr. Caio Zamboni  CRM 105.452

2018 Desenvolvido por Consutti

FALE CONOSCO