COLELITÍASE - PEDRA NA VESÍCULA

Tenho pedra na vesícula. E agora?

A colelitíase ou pedra na vesícula é a presença de pedras (cálculos) na interior da vesícula biliar, um pequeno órgão “em forma de saco”, localizado próximo ao fígado, e que armazena a bile – líquido produzido pelo fígado.

 

A pedra na vesícula pode causar dor intensa do lado direito do abdômen, mas na maioria das vezes é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Normalmente o diagnóstico é incidental, ou seja, um achado durante exames de ultrassom de rotina.

Após o diagnóstico, é importante fazer uma alimentação pobre em gorduras, evitando frituras, embutidos, carnes vermelhas e margarina, e dando preferência a legumes, frutas, vegetais e grãos.

 

Como tratamento, é necessário procurar um médico cirurgião especialista em aparelho digestivo para fazer a remoção da vesícula. O procedimento, chamado de colecistectomia, é realizado por videolaparoscopia, um método minimamente invasivo que utiliza três ou quatro pequenas incisões no abdômen, com segurança, rapidez e tempo de recuperação curto.

Agende uma consulta com Dr. Tiago Ijichi, médico gastrocirurgião especialista em cirurgia minimamente invasiva do aparelho digestivo

Consulta Particular (Reembolso)

__

Dr. Tiago Ijichi 

Médico Gastrocirurgião

Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva do Aparelho Digestivo Laparoscopia e Robótica

CRM 126.581

Formado em Cirurgia por uma das maiores escolas cirúrgicas do Brasil, a Santa Casa de São Paulo. Aprofundou seu conhecimento em cirurgia minimamente invasiva (Laparoscopia Cirurgia Robótica), que proporciona ao paciente melhor recuperação e retorno mais rápido às atividades diárias. 


Além da técnica, é atento no cuidado pré e pós-operatório, com manejo adequado, explicando ao paciente os benefícios e os riscos de cada procedimento e as perspectivas em relação ao tratamento.

Opera nos maiores Hospitais de São Paulo.